Citação literária

"A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta"

Fernando Pessoa

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Tecendo Uma Rede de Leitura recebe doação da Companhia de Letras


Nossa rede de bibliotecas comunitárias agradece à Companhia das Letras pela doação de um lote de livros de seu estoque para que as nossas bibliotecas sigam com a missão de lutar pela garantia do acesso ao livro e à literatura como direito a todos.

Os livros farão parte dos acervos de nossas bibliotecas e espaços de leitura: Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva, Biblioteca Comunitária MANNS, Biblioteca Comunitária Vila Aracy, Varanda Literária Maria de Lourdes Miranda, Espaço Literário Balaio de Leitura, Espaço Literário Gigi Guerra e Coletivo Tapete Literário.

A ação da Companhia das Letras é chamada de "Livro Imperfeito: grandes obras, pequenas imperfeições", em que livros com pequenos defeitos (como dobras na capa, erros de refile ou má impressão das cores), mas que podem ser lidos normalmente, são disponibilizados a um preço reduzido ou direcionados para instituições parceiras e preocupadas com a formação de leitores críticos, que facilitem o acesso e mediam atividades de leitura ao público que tem pouco ou nenhum acesso ao livro. A doação faz parte da parceria entre a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) é a Companhia das Letras.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Formações enriquecem a Tecendo Uma Rede de Leitura


No dia 03/12, realizamos nossas últimas formações previstas em nosso Plano de Ação: Incidência Política e Enraizamento Comunitário, na Biblioteca Comunitária MANNS. O professor e vereador Nivan Almeida (Patriota), enriqueceu nossa formação em Incidência ao compartilhar seus conhecimentos sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e orçamentos para o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB).

Além destas formações, ao longo do ano realizamos outras: Gestão Compartilhada, Mobilização de Recursos, Espaço, Acervo, Mediação, Articulação e Comunicação (Ferramentas online de comunicação). Todas dentro dos eixos do Programa Prazer em Ler (PPL).

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Conferência de Cultura reelege representantes da Tecendo


Com 156 votos de um total de 170 inscritos a VIII Conferência Municipal de Cultura realizada no dia 30/11, a Rede de Bibliotecas Comunitárias Tecendo Uma Rede de Leitura, representada por Maria Chocolate (BC MANNS) e Sônia Maria (Varanda Literária Maria de Lourdes Miranda) seguem com representação no Conselho Municipal de Políticas Culturais - cadeira de literatura, bibliotecas e salas de leitura no período de 2020-2021. O Centro Cultural Luiz Tinoco, que será a nova proponente para o ano que vem da Rede, é a instituição que estará sendo representada como sociedade civil nesta cadeira.

A conferência teve como tema a primeira revisão do Plano Municipal de Cultura: Novos Planos e Novos Rumos, em que nossas representantes e, também, da sociedade civil participaram de sua elaboração em prol da valorização da arte e cultura caxiense.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Tecendo Uma Rede de Leitura realiza oficinas literárias na LER


Mediação de leitura para crianças, adolescentes, jovens e adultos, distribuição de gotas de poesias, oficinas com temáticas literárias foram as atividades que as nossas bibliotecas comunitárias levaram para a terceira edição da LER – Salão Carioca do Livro, no dia 22/11, no Campo de Santana, Centro do Rio. O público teve a oportunidade de entrar no mundo dos livros em um ambiente acolhedor, interativo e estimulante das bibliotecas comunitárias da Baixada Fluminense, na Tenda de Oficinas Literárias, com seus mediadores de leitura, gestores e voluntários da rede.


A LER é o maior festival aberto da cultura. Um evento criado para elevar a paixão pela leitura desde a infância até a fase adulta, 100% interativo, que reúne todos os agentes da cadeia produtiva do livro no universo da Economia Criativa e fortalece os micros, pequenos e médios empresários do setor, trazendo e trocando conhecimentos.


O público tem acesso totalmente gratuito a oficinas, conversas, saraus, contação de histórias, intervenções poéticas, peças teatrais, exposições, homenagens e bate-papos com renomados autores.  Dos quadrinhos à poesia; dos manuscritos aos digitais; dos clássicos às publicações de vanguarda. Gêneros, gostos e pontos-de-vista diferentes se cruzam e dialogam harmoniosamente pela LER, encantando a todos os presentes.


segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Sarau faz a alegria das crianças


No Dia Nacional do Livro (29/10), realizamos mais um Sarau de nossa Rede: "Viajando pela Literatura Infantil", com a presença da escritora Andreia Marques, em Jardim Primavera, onde está localizada uma das bibliotecas comunitárias integrante da Tecendo Uma Rede de Leitura, Josimar Coelho da Silva.


Nesse dia, tivemos a grata oportunidade de receber da escritora a doação de seu último livro "Bééé daqui... Bééé dali!", além de nos encantar com a mediação de leitura de alguns de seus livros e a interação que foi proporcionada aos jovens escritores e leitores que vivenciaram uma tarde animada em nossa comunidade.


Andreia Marques é, também, autora de outros livros, como "Quibungo", ”Berenice, a Cacatua”, “Melina e as Borboletas Noturnas”, “A Velha Pisadeira”, “Corpo Seco” e "Corda, Cordão e Muita Imaginação!".


Pelo direito ao livro e à leitura que gera transformação social.


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Programa Entre-Redes sobre articulação é realizada na Tecendo



Articular com quem e para o quê? A articulação é um dos nove eixos de trabalho das 11 redes de bibliotecas comunitárias e, também, o tema escolhido pela Tecendo Uma Rede de Leitura para receber a Ação de Formação e Produção de Conhecimentos do Projeto Entre-Redes, que ocorreu nos dias 23 e 24/10, nas bibliotecas comunitárias MANNS e Josimar Coelho da Silva. A formação foi realizada pelos formadores Ismael Franco (Redes de Leitura Beabah!) e Mônica Verdam (Rede Baixada Literária).



Os formadores realizaram atividades direcionadas para revisão e análise das articulações da Tecendo, visando estratégias para 2020 e criação de um mapa de vínculos para a elaboração do plano de articulação.



O eixo articulação compreende três dimensões estratégicas: articular para mobilizar, articular para enraizar e articular para incidir na política, com o fim de gerar condições para a sustentabilidade das ações das redes sempre tendo como foco a promoção e a garantia de direitos humanos.

Articular é fortalecer a rede.






segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Visita técnica e bibliotecas comunitárias elaboram estratégias para 2020



Durante três dias (14 a 16/10), a Varanda Literária Maria de Lourdes Mirada, a Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva e o Espaço Literário Gigi Guerra, integrantes da Tecendo Uma Rede de Leitura, receberam a segunda visita técnica da assessora do Itaú Social, Érica Verçosa.



Este momento tem como objetivos acompanhar o desenvolvimento do projeto e sua Gestão Compartilhada, além de auxiliar no planejamento para 2020, visando à sustentabilidade da Rede.



A assessora orientou a equipe a refletir sobre o fortalecimento da Rede com seus novos espaços, olhando para as diversas oportunidades diante um contexto com pouco recurso. Foram realizadas dinâmicas em grupos de trabalho organizados com os objetivos previstos no plano de ação, leitura dos aspectos da Gestão Compartilhada do Programa Prazer em Ler (PPL), análise dos pactos feitos a partir da primeira visita, orientações para elaborar o Plano de Formação com foco nos eixos espaço, acervo e mediação e definição do Plano de Trabalho para 2020.





segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas segue para aprovação

Créditos: Nathália Cabral


Durante a audiência pública realizada no dia 16/09, na Câmara Municipal de Duque de Caxias, foi apresentado o texto-base do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) construído em parceria com o poder público, a nossa Rede de Bibliotecas Comunitárias Tecendo Uma Rede de Leitura e outros representantes da sociedade civil. Agora o texto seguirá para análise jurídica da Câmara do município e será transformado em lei para votação em plenário.


Na ocasião, a gestora da Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva, Shirley Garrido, e a gestora da Biblioteca Comunitária MANNS, Maria Chocolate, receberam, ao final da Audiência Pública, moção de aplausos pelo reconhecimento ao empenho visando à implantação do Plano na Cidade de Duque de Caxias e, ainda, pela competência e dedicação empregadas no exercício de suas funções, postura que as tornam pessoas queridas e respeitadas, dignas do reconhecimento de toda a Casa Legislativa, aprovada pelo Plenário.


A discussão do Plano, em Duque de Caxias teve início em 2011, mas foi só a partir de agosto de 2016 que a Tecendo Uma Rede de Leitura conseguiu retomar o diálogo com os envolvidos no processo de trabalho por meio das audiências públicas, seminários, encontros e reuniões sobre o PMLLLB, ocorridos durante todo esse processo de discussão.








segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Tecendo Uma Rede de Leitura participa do IX Encontro Nacional da RNBC




Entre os dias 10 e 12/09, foi realizado o IX Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), em Fortaleza (CE), reunindo as 11 redes de quatro regiões do país para avaliar o Projeto de 2019 e projetar as próximas ações de 2020. O Encontro permitiu fazer análises para enfrentar os desafios pelo direito ao livro e à leitura frente a um cenário de retrocessos em que nosso país se encontra. A nossa rede foi representada por Maria Chocolate e Leydmilla Alves (Biblioteca Comunitária MANNS), Sônia Maria e Silvana Miranda (Varanda Literária Maria de Lourdes Miranda), Eduardo Almeida (Biblioteca Comunitária Vila Aracy), Maria Betânia (Espaço Literário Balaio de Leitura), Fernando Trajano (Coletivo Tapete Literário), Alexsandra Nascimento (Espaço Literário Gigi Guerra), a bibliotecária Isabella Pinto e o assessor de comunicação Charles Monteiro, que também representou a Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva.



Durante três dias, as redes de bibliotecas elaboraram diretrizes de atuação para a Rede Nacional em 2020 e fortaleceram grupos de trabalho, acolhendo novos integrantes em várias frentes de atuação. Nossos integrantes realizaram uma leitura de cordel criada coletivamente para apresentar as bibliotecas de nossa rede, juntamente com seus respectivos estandartes, ao público do encontro.



Tiveram, também, a oportunidade de conhecer as bibliotecas comunitárias que compõem a rede local Jangada Literária, compartilhando saberes e ampliando conhecimentos.

Voos altos para 2020.



segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Jovens escritores vão à Bienal do Livro



Durante dois dias, 01 e 06/09, jovens escritores e outros leitores da Rede de Bibliotecas Comunitárias Tecendo Uma Rede de Leitura estiveram na XIX Bienal do Livro, realizada no Riocentro, participando da roda de conversa "A importância do livro e da leitura na vida de cada um", no primeiro dia, e do lançamento do livro "Cidadania em minha vida", no segundo dia.

Na roda de conversa, as leitoras Rauanne Flauzino, Leydmilla Alves, Evellyn Cristiny, Daphine Moreira, Alexsandra Nascimento e Thayssa Santos contaram suas experiências com a leitura por meio do contato com as bibliotecas comunitárias e as influências que os livros têm em suas vidas. A mediação foi feita pela gestora da Biblioteca Comunitária MANNS, Maria Chocolate.



No segundo dia, 35 jovens escritores das nossas bibliotecas comunitárias e estudantes da rede municipal de ensino da Baixada Fluminense realizaram o lançamento do livro "Cidadania em minha vida", um projeto do Coletivo Ateliê dos Jovens Escritores, uma iniciativa da professora Bianca Maia. Os jovens autores tiveram a oportunidade de realizar uma sessão de autógrafos sobre o livro que fala sobre a importância de exercitar a cidadania no dia a dia.





segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Tecendo Uma Rede de Leitura realiza sarau poético na Vila




Poesias e apresentações emocionantes marcaram o Sarau Vila Poética, realizado no dia 17/08, na Biblioteca Comunitária Vila Aracy, em Parada Angélica, uma das integrantes da nossa rede.

Convidados, como Encantadores de Letras, Clínica Rapsíquica, BF União Ativa, Coletivo Faim, Izzi Bey entre outros parceiros animaram a tarde, entre gotas de poesia, sussurro poético e libertação de livros.



Os convidados, além de prestigiarem as poesias de autores da Baixada, como Fabiana Esteves, Elizabete Nascimento, Nice Neves, O possível Wnadersons e Fabiola Alves, também apreciaram o varal BXD Fotográfico, de Marcos Maciel. A iniciativa é uma exposição de fotografia com trabalhos de fotógrafos e fotógrafas da Baixada Fluminense.



Entre uma surpresa e outra, tivemos a participação do jovem autor Gustavo Butta, 8 anos, filho da escritora Nice Neves, lendo uma história de sua própria autoria sobre o personagem Menino Maluquinho, criação de Ziraldo. Sua presença e participação em nosso sarau representa a geração de novos leitores e escritores, especialmente em nossa região.



Viva a leitura que gera transformação social.