Citação literária

"A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta"

Fernando Pessoa

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas segue para aprovação

Créditos: Nathália Cabral


Durante a audiência pública realizada no dia 16/09, na Câmara Municipal de Duque de Caxias, foi apresentado o texto-base do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) construído em parceria com o poder público, a nossa Rede de Bibliotecas Comunitárias Tecendo Uma Rede de Leitura e outros representantes da sociedade civil. Agora o texto seguirá para análise jurídica da Câmara do município e será transformado em lei para votação em plenário.


Na ocasião, a gestora da Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva, Shirley Garrido, e a gestora da Biblioteca Comunitária MANNS, Maria Chocolate, receberam, ao final da Audiência Pública, moção de aplausos pelo reconhecimento ao empenho visando à implantação do Plano na Cidade de Duque de Caxias e, ainda, pela competência e dedicação empregadas no exercício de suas funções, postura que as tornam pessoas queridas e respeitadas, dignas do reconhecimento de toda a Casa Legislativa, aprovada pelo Plenário.


A discussão do Plano, em Duque de Caxias teve início em 2011, mas foi só a partir de agosto de 2016 que a Tecendo Uma Rede de Leitura conseguiu retomar o diálogo com os envolvidos no processo de trabalho por meio das audiências públicas, seminários, encontros e reuniões sobre o PMLLLB, ocorridos durante todo esse processo de discussão.








segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Tecendo Uma Rede de Leitura participa do IX Encontro Nacional da RNBC




Entre os dias 10 e 12/09, foi realizado o IX Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), em Fortaleza (CE), reunindo as 11 redes de quatro regiões do país para avaliar o Projeto de 2019 e projetar as próximas ações de 2020. O Encontro permitiu fazer análises para enfrentar os desafios pelo direito ao livro e à leitura frente a um cenário de retrocessos em que nosso país se encontra. A nossa rede foi representada por Maria Chocolate e Leydmilla Alves (Biblioteca Comunitária MANNS), Sônia Maria e Silvana Miranda (Varanda Literária Maria de Lourdes Miranda), Eduardo Almeida (Biblioteca Comunitária Vila Aracy), Maria Betânia (Espaço Literário Balaio de Leitura), Fernando Trajano (Coletivo Tapete Literário), Alexsandra Nascimento (Espaço Literário Gigi Guerra), a bibliotecária Isabella Pinto e o assessor de comunicação Charles Monteiro, que também representou a Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva.



Durante três dias, as redes de bibliotecas elaboraram diretrizes de atuação para a Rede Nacional em 2020 e fortaleceram grupos de trabalho, acolhendo novos integrantes em várias frentes de atuação. Nossos integrantes realizaram uma leitura de cordel criada coletivamente para apresentar as bibliotecas de nossa rede, juntamente com seus respectivos estandartes, ao público do encontro.



Tiveram, também, a oportunidade de conhecer as bibliotecas comunitárias que compõem a rede local Jangada Literária, compartilhando saberes e ampliando conhecimentos.

Voos altos para 2020.



segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Jovens escritores vão à Bienal do Livro



Durante dois dias, 01 e 06/09, jovens escritores e outros leitores da Rede de Bibliotecas Comunitárias Tecendo Uma Rede de Leitura estiveram na XIX Bienal do Livro, realizada no Riocentro, participando da roda de conversa "A importância do livro e da leitura na vida de cada um", no primeiro dia, e do lançamento do livro "Cidadania em minha vida", no segundo dia.

Na roda de conversa, as leitoras Rauanne Flauzino, Leydmilla Alves, Evellyn Cristiny, Daphine Moreira, Alexsandra Nascimento e Thayssa Santos contaram suas experiências com a leitura por meio do contato com as bibliotecas comunitárias e as influências que os livros têm em suas vidas. A mediação foi feita pela gestora da Biblioteca Comunitária MANNS, Maria Chocolate.



No segundo dia, 35 jovens escritores das nossas bibliotecas comunitárias e estudantes da rede municipal de ensino da Baixada Fluminense realizaram o lançamento do livro "Cidadania em minha vida", um projeto do Coletivo Ateliê dos Jovens Escritores, uma iniciativa da professora Bianca Maia. Os jovens autores tiveram a oportunidade de realizar uma sessão de autógrafos sobre o livro que fala sobre a importância de exercitar a cidadania no dia a dia.