Citação literária

"A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta"

Fernando Pessoa

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Programa Entre-Redes sobre articulação é realizada na Tecendo



Articular com quem e para o quê? A articulação é um dos nove eixos de trabalho das 11 redes de bibliotecas comunitárias e, também, o tema escolhido pela Tecendo Uma Rede de Leitura para receber a Ação de Formação e Produção de Conhecimentos do Projeto Entre-Redes, que ocorreu nos dias 23 e 24/10, nas bibliotecas comunitárias MANNS e Josimar Coelho da Silva. A formação foi realizada pelos formadores Ismael Franco (Redes de Leitura Beabah!) e Mônica Verdam (Rede Baixada Literária).



Os formadores realizaram atividades direcionadas para revisão e análise das articulações da Tecendo, visando estratégias para 2020 e criação de um mapa de vínculos para a elaboração do plano de articulação.



O eixo articulação compreende três dimensões estratégicas: articular para mobilizar, articular para enraizar e articular para incidir na política, com o fim de gerar condições para a sustentabilidade das ações das redes sempre tendo como foco a promoção e a garantia de direitos humanos.

Articular é fortalecer a rede.






segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Visita técnica e bibliotecas comunitárias elaboram estratégias para 2020



Durante três dias (14 a 16/10), a Varanda Literária Maria de Lourdes Mirada, a Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva e o Espaço Literário Gigi Guerra, integrantes da Tecendo Uma Rede de Leitura, receberam a segunda visita técnica da assessora do Itaú Social, Érica Verçosa.



Este momento tem como objetivos acompanhar o desenvolvimento do projeto e sua Gestão Compartilhada, além de auxiliar no planejamento para 2020, visando à sustentabilidade da Rede.



A assessora orientou a equipe a refletir sobre o fortalecimento da Rede com seus novos espaços, olhando para as diversas oportunidades diante um contexto com pouco recurso. Foram realizadas dinâmicas em grupos de trabalho organizados com os objetivos previstos no plano de ação, leitura dos aspectos da Gestão Compartilhada do Programa Prazer em Ler (PPL), análise dos pactos feitos a partir da primeira visita, orientações para elaborar o Plano de Formação com foco nos eixos espaço, acervo e mediação e definição do Plano de Trabalho para 2020.