Citação literária

"A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta"

Fernando Pessoa

terça-feira, 19 de maio de 2020

Jovens leitores escrevem resenhas para revista

Daphine da Silva
Crédito: Jan Limpes

A leitura literária é um estímulo para jovens serem incentivados a escreverem sobre o que leem, despertando um olhar crítico e ampliação cultural. Assim, três jovens da Tecendo Uma Rede de Leitura, Evellyn Cristiny (Varanda Literária Maria de Lourdes Miranda), Kaíssa Fernandes (Biblioteca Comunitária MANNS) e Daphine da Silva (Espaço Literário Balaio de Leitura), foram escolhidas para escreverem resenhas de livros para a Revista Quatro Cinco Um, publicadas na edição 31.

Clique aqui para ler as resenhas

Evellyn Cristiny
Crédito: Jan Limpes

A revista de circulação nacional é especializada em resenhas de livros e indicações de leitura, buscando trazer discussões relevantes para a sociedade, sempre mediados pelo livro.

O projeto, em parceria com o Itaú Social e a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), tem a literatura infantojuvenil como um de seus pilares editoriais. Incentiva à leitura crítica, proporciona a experiência de publicar textos críticos, remunerados, valorizando e reconhecendo o trabalho intelectual.

Kaíssa Fernandes
Crédito: Jan Limpes

Mensalmente, três leitores (entre 15 e 18 anos), que frequentam as bibliotecas comunitárias da rede nacional, são selecionados, por meio de um rodízio entre as 11 redes, para escreverem resenhas de livros escolhidos por eles mesmos e serem publicadas na Revista Quatro Cinco Um.

Ano passado, Lhara Santana (Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva) escreveu sobre “Destrua este diário”, de Keri Smith, na edição que iniciou a parceria da revista com a rede nacional.

Clique aqui e leia a resenha

Lhara Santana
Crédito: Jan Limpes

Em abril, a nova newsletter da revista foi batizada de Rebentos — Novos Livros para Novos Leitores com exclusividade para os jovens da RNBC.

Incentive os jovens à leitura e à escrita e apoie a Quatro Cinco Um, um projeto de jornalismo sem fins lucrativos, financiado por seus próprios leitores.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Bibliotecas em luto



O voluntário da Tecendo Uma Rede de Leitura, Celso Guilherme Miranda, integrante da Biblioteca Comunitária MANNS, morreu no dia 28/04, irmão das responsáveis da Varanda Literária Maria de Lourdes Miranda, Sônia, Sandra e Silvana. Celso estava casado com Maria Chocolate, gestora da biblioteca MANNS, e sempre fortalecia as ações da biblioteca e das atividades da Tecendo, como no apoio ao recebimento de doações ou auxiliando na organização de eventos.

Todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo guardarão na memória a imagem de um ser humano carregado de experiência de vida compartilhada com as pessoas ao seu redor.

Esta é a nossa homenagem:


Hoje, nossa árvore amanheceu sem um livro.

Um livro que será lido em outra esfera da vida.

Seu autor e personagem principal desta história, com certeza gostaria que lêssemos palavras de otimismo, alegria e conforto.

Cada leitor guardará um capítulo, um parágrafo ou uma frase que melhor o define. E assim, continuaremos a regar nossa árvore e produzir novos frutos, novas histórias.

Pois como um bom livro continua a ser lido e vivido em outras mãos, assim é a vida que será vivida em outro plano!


Nossa singela homenagem a Celso Guilherme Miranda, integrante da Biblioteca Comunitária MANNS e voluntário da Tecendo Uma Rede de Leitura!