Daphine da Silva Crédito: Jan Limpes |
A leitura literária é um estímulo para jovens serem incentivados a escreverem sobre o que leem, despertando um olhar crítico e ampliação cultural. Assim, três jovens da Tecendo Uma Rede de Leitura, Evellyn Cristiny (Varanda Literária Maria de Lourdes Miranda), Kaíssa Fernandes (Biblioteca Comunitária MANNS) e Daphine da Silva (Espaço Literário Balaio de Leitura), foram escolhidas para escreverem resenhas de livros para a Revista Quatro Cinco Um, publicadas na edição 31.
Clique aqui para ler as resenhas
Evellyn Cristiny Crédito: Jan Limpes |
A revista de circulação nacional é especializada em resenhas de livros e indicações de leitura, buscando trazer discussões relevantes para a sociedade, sempre mediados pelo livro.
O projeto, em parceria com o Itaú Social e a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), tem a literatura infantojuvenil como um de seus pilares editoriais. Incentiva à leitura crítica, proporciona a experiência de publicar textos críticos, remunerados, valorizando e reconhecendo o trabalho intelectual.
Kaíssa Fernandes Crédito: Jan Limpes |
Mensalmente, três leitores (entre 15 e 18 anos), que frequentam as bibliotecas comunitárias da rede nacional, são selecionados, por meio de um rodízio entre as 11 redes, para escreverem resenhas de livros escolhidos por eles mesmos e serem publicadas na Revista Quatro Cinco Um.
Ano passado, Lhara Santana (Biblioteca Comunitária Josimar Coelho da Silva) escreveu sobre “Destrua este diário”, de Keri Smith, na edição que iniciou a parceria da revista com a rede nacional.
Clique aqui e leia a resenha
Lhara Santana Crédito: Jan Limpes |
Em abril, a nova newsletter da revista foi batizada de Rebentos — Novos Livros para Novos Leitores com exclusividade para os jovens da RNBC.
Incentive os jovens à leitura e à escrita e apoie a Quatro Cinco Um, um projeto de jornalismo sem fins lucrativos, financiado por seus próprios leitores.